sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Homenagem ao meu PAI!!!!

Ontem, sexta-feira eu acordei mais tarde do que o costume e liguei a TV. Estava passando Mais Você na Rede Globo e os convidados eram Paulo Goulart e Milton Gonçalves. Ambos de cabelos brancos e com aquele ar de avôs que você tem vontade de abraçar. Era uma homenagem por causa do Dia dos Pais. Assisti ao depoimento da Beth Goulart e do Maurício Gonçalves e me emocionei. Naqueles minutos em que eles falavam sobre seus pais e relembravam fatos de suas vidas, meu pensamento voou até meu pai, e voou até minha infância. Como um trailler rápido, imagens, sons, frases, fatos passaram por minha mente e me enchi de saudades de meu pai.
Meu pai é meu herói. Era quando eu era uma criança e continua sendo hoje, muitos anos depois. Seus ensinamentos moldaram meu caráter e guiam minha vida. Hoje ele tem 73 anos e suas pernas não são mais tão ágeis como antes e eu não preciso mais correr para acompanhar seus passos, mas quem tem pressa agora ao caminhar ao lado dele? Lembro de meu pai sempre trabalhando, horas a fio, todos os dias em sua alfaiataria. Hoje ele continua trabalhando, horas a fio, todos os dias em sua alfaiataria. Tenho vontade de levá-lo para conhecer o mundo inteiro e nunca mais deixá-lo trabalhar por horas a fio. Mas ainda não posso fazer isto. Eu queria dar a ele férias merecidas, sem preocupações com os seis filhos para criar. Espero fazer isto ainda, um dia!
Me lembro de tantos fatos corriqueiros, mas que ficaram gravados em minha mente e em meu coração.
Me lembro de meu pai me acordando todos os dias de manhã, preparando o café da manhã e me levando para a escola. Sim, era meu pai quem fazia isto...
Me lembro de que comi muito em um natal e minha barriga doeu muito e corri para meu pai, que estava deitado, reclamando da dor que sentia. Ele me deitou ao lado dele e ficou massageando minha barriga até a dor sumir como mágica. Prá que remédio se ele tinha o remédio perfeito?
Me lembro dele chegando do trabalho e me pedindo seus chinelos e eu os buscava, tirava seus sapatos e suas meias e lhe calçava os chinelos. Ainda hoje faço isto quando tenho a oportunidade!
Meu pai me mostrou o meu time de coração. Digo que mostrou porque ele nunca disse: torça para este time. Mas seu amor por seu time veio de herança no sangue que corre nas veias de seus seis filhos. Tenho orgulho de ser atleticana e de poder conversar com meu pai sobre o NOSSO time.
Meu pai me ensinou a ser honesta sempre, a trabalhar muito, a comer de tudo, menos taioba e jiló! =D Mas nunca me obrigou a comer cebolas e nunca deixou faltar macarrão na dispensa, meu prato favorito!

Sempre fui muito ligada a meu pai e continuo sendo hoje. Ele é a pessoa mais importante de minha vida, a que mais me marcou. Seu exemplo para mim, para meus irmãos e para todos os que o conhecem, é marcante e gravado no coração. Eu ainda espero conversar com ele, ouvir seus conselhos, ouvi-lo me chamar por muitos anos ainda.
Meu pai perdeu sua mãe quando era pequeno, cinco anos de idade, e eu nunca havia visto uma foto dela. Um dia, eu estava assistindo TV com ele e a atriz Maitê Proença estava na telinha e ele me disse: Olha, minha filha, minha mãe se parecia com ela! E eu pensei: Nossa, como minha avó era bonita! E sempre contei isto para as pessoas. Um belo dia, há pouco tempo atrás, comentei com alguém perto de meu pai que minha avó se parecia com a Maitê e meu pai me perguntou: De onde você tirou isso, minha filha???? E eu, espantada: O senhor me disse, ué. E citei a época. Ele riu muito e disse: E você acreditou? Eu estava brincando com você!!!!
De quem será que herdei meu senso de humor?!?!

Espero que você, caro leitor, ao ler estas palavras também se sinta invadido por recordações e que seu coração se encha de alegria, de saudade, de força por tudo que seu pai fez e faz por você. Se por um acaso, ele não esteja mais ao seu lado, pode ter certeza que o vínculo que os une é maior do que a frágil barreira que nos separa da outra vida e que ele ainda se preocupa com você e que seu amor continua intacto, talvez até mais forte.
Sei que talvez nem todas as pessoas tenham ou tiveram a oportunidade de ter um pai assim, mas todos tem a oportunidade de ser um pai assim, ou de ajudar seu companheiro a ser um pai assim!

Meu pai é meu HERÓI! Eu o amo muito! Queria estar com ele no Dia dos Pais. Não será possível, mas daqui a alguns dias estarei com ele. E ele vai poder me dar colo sem que eu o faça sofrer por mim! Vai ser como aquela dor de barriga que senti a tantos anos atrás. E tudo estará bem!!!!

E espero que tudo esteja bem também, com todos os outros pais, que se esforçaram tanto para nos ajudar a sermos as pessoas que somos hoje!!!!

FELIZ DIA DOS PAIS!!!!!

Um comentário:

  1. Aeeeeeeeeeeeeeee paizão heroi e claaaaaaro, atleticano! Feliz dia dos pais!
    Eu tb amo muito e tenho mto orgulho do meu, aprendi e tenho ótimas referências do meu. Meu orgulho em ve-lo desfilar no sete de setembro...
    Altas lembranças boas, sendo a mais recente, nossa conversa sobre Adoniran Barbosa (que se tivesse vivo faria 100 anos dia 5)tardes de domingo antes e durante o almoço, ouviamos samba, mpb e bossa! Ele bebendo vinho e eu bebendo mate couro! kkkkkk
    Jogos no mineirão... passeios no parque...nas . temos tudo documentado! No circo no sitio... em Cabo frio, Guarapari... passeios gostosos tipo exposições, muserus...exposições de bichos, armas, moedas antigas....incentivo a leitura, as coisas da nossa terra e da nossa familia!
    Ô NOSTALGIA! Até parte a adolescencia tive meu pai comigo perto; e memso após eu sair de casa e depois ele e mamae se separarem...Nada mudou!

    ô nostalgia... ô saudade, que matei recentemente... papai tá sempre comigo, me mandando postais, recortes de jornais e fotos.
    Amo aquele velho!

    feliz dia dos pais pra ele e pra todos!!!

    ResponderExcluir